Ciclo de vida – Activity Lifecycle

0

A classe Activity é uma das mais usadas no desenvolvimento Android, portanto vamos entendê-la passo a passo.

activity_lifecycle

Vamos entender os estados e métodos possíveis da classe Activity.

Estado Início do Aplicativo (Activity launched)

Este é o estado em que você clica no ícone do App para que ele seja aberto.

Método onCreate()

O onCreate(Bundle) é o primeiro método a ser chamado na inicialização da Activity. O mais importante é que neste método, geralmente é feito o carregamento do Layout a ser utilizado pela Activity utilizando o setContentView(int), onde int é a referência para o Layout e utilizando o findViewById(int) é possível recuperar todos os componentes visuais do Layout para interagir com a programação.

Método onStart()

O onStart(Bundle) é chamado quando a Activity já está visível ao usuário, ou seja, após todo o carregamento do Layout. Este método só é chamado após o onCreate(Bundle) e onRestart(). Se chamado após o onRestart() significa que o App foi parado por algum motivo e voltou a ser exibido ao usuário.

Método onResume()

O onResume() é iniciado após o onStart() e significa que neste método seu App está pronto para iniciar a interação com o usuário.

Estado Activity Rodando (Activity running)

Neste estado, sua Activity está rodando em primeiro plano.

Método onPause()

O onPause() é chamado sempre que o App estiver prestes a iniciar outra Activity ou retomar alguma Activity existente. Neste método é importante salvar os dados importantes, parar as animações e coisas que consomem CPU.

IMPORTANTE: As implementações neste método devem ser realizadas de forma rápida, pois a próxima Activity não será chamada antes que todos os procedimentos do onPause() sejam concluídos.

Nesta etapa, o método onResume() será chamado se a Activity retornar para primeiro plano ou o método onStop() será chamado se a Activity ir para segundo plano (invisível ao usuário)

Estado App finalizado pelo sistema operacional (App process killed)

Este estado ocorre quando o sistema precisa de memória para executar uma tarefa, portanto o processo do seu App é eliminado para liberar memória. Quando isso ocorrer o método onCreate() será chamado automaticamente.

Método onStop()

O onStop() é chamado quando a Activity não está mais visível, ou seja, outra aplicação ou Activity foi executada e está em primeiro plano.

Nesta etapa, o método onRestart() será chamado se a Activity for reiniciada, voltando ao estado de interatividade com o usuário ou o método onDestroy() será chamado se a Activity for finalizada.

Método onRestart()

O onRestart() é chamado depois que uma Activity foi interrompida, antes de ser iniciado novamente.

Método onDestroy()

o onDestroy() é chamado por dois motivos, primeiro se você solicitou a finalização da Activity utilizando o método finish() ou se o sistema operacional destruiu a instância Activity para economizar espaço.

Para saber se o seu App foi finalizado por um pedido seu utilizando o finish() ou se foi uma solicitação do sistema operacional, utilize o método isFinishing(). Este método retorna true caso você tenha solicitado o fechamento da Activity ou false se foi uma solicitação do sistema operacional

Estado Activity Finalizada (Activity shut down)

Neste estado, sua Activity foi finalizada

Download do Código Fonte

OBS.: Este código contém algumas modificações em relação ao código disponibilizado pelo Google na segunda referência abaixo

REFERÊNCIAS
Activity Class
Managing the Activity Lifecycle

Share.

About Author

gorio

Engenheiro de Computação, com 6 anos de experiência e vivência no mundo de Sistemas Embarcados e Mobile.

Leave A Reply

*