Design Pattern Singleton – Utilizando a mesma instância de uma classe

0

Singleton é um padrão de projeto de software (do inglês Design Pattern). Este padrão garante a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto. Wikipédia

screenshot singleton

Referência

1. Mão na massa

Para implementarmos o padrão Singleton, precisamos nos atentar em alguns detalhes:

  • 1. Contrutor Privado
  • 2. Variável de Instância Estática
  • 3. Método Estático de Acesso Único ao Objeto
  • 4. Metodo é Privado e Sincronizado para cirar a Instância.

Agora que já estamos cientes, vamos criar um projeto simples para ver este comportamento. Inicialmente o projeto irá criar uma instância e mostrar o seu endereço de memória em um TextView e após realizar isso irá mostar uma mensagem Toast com o endereço de memória para garantir que estamos utilizando a mesma instência.

Seguindo as considerações acima, nossa classe ficaria dessa forma

Para testarmos isso, vamos deixa nossa Activity principal da seguinte forma

e pra finalizar nosso layout, teremos apenas um TextView para exibir a informação.

Resultado

screenshot singleton
Código Fonte

Clique aqui para baixar o projeto completo.

Qualquer dúvida deixe seu comentário

Share.

About Author

gorio

Engenheiro de Computação, com 6 anos de experiência e vivência no mundo de Sistemas Embarcados e Mobile.

Leave A Reply

*