Envie mensagens para seu aplicativo usando Firebase Cloud Messaging

9

Você já deve ter recebido uma notificação de um aplicativo que instalou e mesmo ele estando fechado você recebe uma mensagem de Marketing ou uma mensagem específica para você, neste tutorial vamos aprender a fazer isso de maneira bem simples que o Google nos proporcionou com a chegada do Firebase.

Referência

IMPORTANTE
Este exemplo foi criado com a versão mais recente do Android Studio 2.2 Preview 5 e é importante ficar atento que já estou utilizando o novo formato de layout do Android, o ConstraintLayout.

Caso você ainda não tenha atualizado seu Android Studio e continua com a versão estável, não se preocupe, basta adicionar a referência da dependência em seu gradle (build.gradle) nível de módulo.

1. Mão na massa

Primeiro precisamos criar um novo projeto (File -> New -> New Project) e na janela Add an Activity to Mobile, selecione a opção Empty Activity.

Projeto Empty Activity
Vamos agora configurar o projeto no Console do Firebase. No console do Firebase, clique em CRIAR NOVO PROJETO, dê um nome para o projeto e selecione o país, depois clique em ADICIONAR APP.

Na tela Adicionar o Firebase ao seu aplicativo Android vamos configurar com os dados do nosso App. Neste exemplo, utilizamos o nome do pacote br.com.tutorialandroid.fcm e para obter o certificado SHA-1 vamos olhar o tutorial que nos ensina a obter o certificado (Clique aqui). Após entender como obter o certificado, para o nosso exemplo o certificado foi o DA:39:A3:EE:5E:6B:4B:0D:32:55:BF:EF:95:60:18:90:AF:D8:07:09

firebase adicionar app
No passo seguinte um arquivo será baixado automaticamente chamado google-services.json. Vamos colocar esse arquivo na raiz do nosso projeto, dentro da pasta app.

json google services
Agora precisamos criar duas classes (File -> New -> Java Class) com nome MyFirebaseInstanceIDService e MyFirebaseMessagingService.

Para finalizar precisaremos referenciar os services que acabamos de criar no arquivo de manifesto do Android e configurar o Gradle para trabalhar com o Firebase Cloud Messaging.

Abra o arquivo de manifesto do Android e adicione a permissão de acesso a INTERNET e em seguida adicione a referencia para os serviços criados acima.

Agora abra o build.gradle nível de projeto e adicione a dependência para o google-services

Por último, vamos configurar o build.gradle nível de módulo e vamos adicionar as referências para que o Firebase Cloud Messaging funcione adequadamente.

2. Testando o Envio de Mensagem

Para testarmos o envio de mensagem, vamos abri o console do Firebase e clicar no menu lateral esquerdo chamado Notifications e em seguida clicar no botão ENVIE SUA PRIMEIRA MENSAGEM.

firebase envio de mensagem

IMPORTANTE
Antes de enviar a mensagem, devemos rodar o aplicativo pelo menos uma vez e estar conectado à internet para registrar nosso device.

Vamos supor que gostaria de enviar uma mensagem Olá, se você gostou deste post, compartilhe com os amigos dizendo que foi enviado por tutorialandroid.com.br devemos digitar o texto nos campos conforme a imagem abaixo e apenas selecionar para qual aplicativo devemos enviar esta mensagem (caso tenha mais de um, escolha o nome do pacote que deseja enviar a mensagem) e clique no botão ENVIAR MENSAGEM.

enviando mensagem firebase
Em instantes você deverá receber a notificação, independente do aplicativo estar aberto ou fechado.

device-2016-07-10-235902device-2016-07-11-001748
Código Fonte

Clique aqui para baixar o projeto completo.

Qualquer dúvida deixe seu comentário

Share.

About Author

gorio

Engenheiro de Computação, com 6 anos de experiência e vivência no mundo de Sistemas Embarcados e Mobile.

9 Comentários

Leave A Reply

*