Estratégias de Monetização

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Acredito que todo desenvolvedor mobile tem aquele sentimento de desenvolver um aplicativo e ganhar dinheiro com ele, porém nem todos se preocupam em estudar uma estratégia para tirar maior proveito da sua ideia e para isso vamos explicar as três principais estratégias de monetização.

Lembrando que essas estratégias geralmente são aplicadas em Aplicativos gratuitos.

1. Publicidade In-app

A Publicidade In-app é a estratégia mais utilizada hoje em dia. Normalmente é utilizada no formato de Banner na parte superior ou inferior e com a evolução dessa estratégia, é possível utilizar um banner de tela cheia com imagem fixa ou com vídeo temporizado.

1.1 Casos de Utilização

  • Jogos
  • Aplicativo com grande quantidade de downloads
  • Não quer ou não precisa se preocupar com quanto vai ganhar
  • Os usuários acessam o aplicativo/jogo com frequência

1.2 Exemplos de Utilização

Jogo da Memória

Este jogo utiliza essa estratégia com Banner Inferior.

2. Freemium

Esta estratégia possibilita ao usuário testar funcionalidades do aplicativo antes de tomar a decisão de comprá-lo ou não. Para que esta estratégia funcione da forma correta, é importante que o desenvolvedor saiba escolher ou dosar a quantidade certa de funcionalidades pagas, para que estimule o usuário a comprar tais funcionalidades ou itens de um jogo.

2.1 Casos de Utilização

  • Jogos
  • Não quer ou não precisa se preocupar com quanto vai ganhar
  • Os usuários acessam o aplicativo/jogo com frequência e permanecem bom tempo no mesmo

2.2 Exemplos de Utilização

Plague

  • Plague Inc
  • Este jogo utiliza essa estratégia em conjunto com a estratégia anterior, onde possibilita ao jogador pagar para remover as propagandas.

    3. Compras In-app

    Acredito que esta estratégia seja a mais utilizada em jogos hoje em dia, onde possibilitam ao usuário comprar itens e/ou funcionalidades que possam trazer benefícios ou vantagens dentro do jogo ou aplicativo.

    3.1 Casos de Utilização

    • Jogos
    • Aplicativos de varejo ou serviços
    • Os usuários acessam o aplicativo/jogo com frequência e permanecem bom tempo no mesmo

    3.2 Exemplos de Utilização

    Clash of Royale

    Este jogo utiliza essa estratégia possibilitando o jogador comprar créditos do jogo que podem ser trocados por novas cartas e/ou trocar por moedas do jogo.

    Conclusão

    Escolher a estratégia certa para seu aplicativo ou jogo pode garantir o sucesso e continuidade do mesmo perante ao concorrente (caso exista).

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    About Author

    gorio

    Engenheiro de Computação, com 6 anos de experiência e vivência no mundo de Sistemas Embarcados e Mobile.

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