Google AdMob – Obtenha renda em seu App

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Já pensou em ganhar dinheiro com seu Aplicativo ?

O Google possui um SDK que torna a implementação do AdMob muito fácil.

Pré-requisito

  • Ter o Android Studio e Android SDK instalado
  • Efetuar o Download do Google Play Billing Library (utilizando o Android SDK Manager)
  • Ter uma conta Google vinculada no AdMob AdMob.

Tipos de Banner de Propaganda disponível

O AdMob possui hoje três tipo de banner: Banner, Intersticial e Intersticial com premiação.

Em nosso tutorial vamos mostrar o exemplo utilizando o tipo Banner.

AdMob para Jogos

O AdMob tem sido muito utilizado em Jogos para smartphone que geralmente são desenvolvidos em Unity 3D, Cocos2d-x ou OpenGL. Pensando nisso o AdMob criou um guia de referência para implementação do AdMob para qualquer uma dessas opções.

Clique aqui para ver a documentação oficial de boas práticas de implementação do AdMob para Jogos.

1. Criar um Banner de Propaganda AdMob

Antes de iniciar o passo de mão na massa é necessário criarmos um banner para obter o código que será referenciado posteriormente em nosso Aplicativo. Acesse o site do AdMob e clique no botão Gerar receita com novo aplicativo, selecione seu aplicativo (caso ainda não esteja publicado, é possível referenciá-lo manualmente), para isso clique em Adicionar aplicativo manualmente dê um nome para o App, selecione a plataforma Android e clique no botão Adicionar aplicativo.

Captura de tela de 2016-05-12 13:43:55

Selecionamos a opção Banner e após configurarmos o banner, clicamos em Salvar.

Captura de tela de 2016-05-12 13:45:01

Copie o ID do bloco de anúncio, pois iremos utilizar a seguir.

2. Mão na massa

Agora que temos nosso banner configurado, vamos criar um novo projeto no Android Studio e o primeiro passo a se fazer é adicionar a referência do SDK na sessão de dependências do arquivo build.gradle do App.

Agora vamos incluir o ID do bloco de anúncio no arquivo de Strings do Aplicativo (localizado em AdMobExample/app/src/main/res/values/strings.xml). Abra o arquivo e adicione a seguinte linha

O ID do bloco de anúncio é o mesmo que foi exibido na página do AdMob.

AdMob key

Estamos quase lá, agora vamos adicionar o Banner em nosso layout. Abra o arquivo activity_main.xml e adicione o banner.

Repare na tag ads:adSize=”BANNER”, ela determina o tamanho do nosso banner e o SDK suporta alguns tamanhos pré-definidos: BANNER, LARGE_BANNER, MEDIUM_RECTANGLE, FULL_BANNER, LEADERBOARD, SMART_BANNER
Para maior detalhes, veja a documentação oficial em Banner size

Observe que deverá aparecer uma notificação de erro, isso se dá pelo fato de que há uma tag chamada ads que não foi referenciada no cabeçalho do layout. Adicione o código dentro do layout principal.

Pronto, agora que temos tudo configurado, precisamos carregar o Banner na inicialização do Aplicativo, para isso devemos adicionar o código que faz a requisição do Banner na AdMob.

Rode o Aplicativo e fique atento no Log gerado em (Android Monitor), perceba que o Banner não apareceu no App e isso se deve ao fato de você estar rodando o app em modo Debug.

Captura de tela de 2016-05-12 14:20:06

Pensando nisso, o SDK possui um método chamado addTestDevice que nos permite testar o Banner em modo Debug. Modifique a chamada de requisição do Banner para:

e rode o aplicativo novamente.

device-2016-05-12-142639

3. Código completo

activity_main.xml

MainActivity.java

Qualquer dúvida ou problema fique a vontade para deixar um comentário abaixo.

REFERÊNCIAS
AdMob for Android

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About Author

gorio

Engenheiro de Computação, com 6 anos de experiência e vivência no mundo de Sistemas Embarcados e Mobile.

7 Comentários

  1. bom dia, gostaria de saber como faço para fazer uma propaganda intersticial que execute quando a pessoa clica em determinado botao, conforme as leis do admob uma propaganda que abre quando inicia, fecha ou até mesmo clica para voltar pode tomar ban e perder seu dinheiro, eu sei pois tive um aviso. eu sei que a propaganda precisa ser carregada em uma variavel e depois ser chamada quando clica no botao, pois ela demora devido as operadoras de telefonia, caso saiba como fazer agradeceria. eis o codgo que uso que abre ela assim que inicia o app:

    http://cordova.js

    var onDeviceReady=function(){
    navigator.splashscreen.hide();
    initAdMob();
    showAdMobInterstitial();
    showAdMobBanner();
    };
    document.addEventListener(“deviceready”,onDeviceReady,false);

    function initAdMob(){
    if ( window.plugins && window.plugins.AdMob ) {
    var admob_key_banner = “colocar_aqui_sua_admob_key”;
    var admob_key_interstitial = “colocar_aqui_sua_admob_key”;
    window.plugins.AdMob.setOptions( {
    publisherId: admob_key_banner,
    bannerAtTop: true, // set to true, to put banner at top
    overlap: false, // set to true, to allow banner overlap webview
    offsetTopBar: true, // set to true to avoid ios7 status bar overlap
    interstitialAdId: admob_key_interstitial,
    autoShow: true, // autoshow intertitial Ad
    isTesting: false // receiving test ad
    });
    } else {
    alert(“AdMob plugin not ready”);
    }
    }

    function showAdMobBanner(){
    window.plugins.AdMob.createBannerView();
    }

    function showAdMobInterstitial(){
    window.plugins.AdMob.createInterstitialView();
    }

  2. Excelente post, foi através do seu tutorial que consegui fazer aparecer o banner em meu app. Muito Obrigado!

    No decorrer do meu estudo, surgiram algumas dúvidas e gostaria de saná-las:

    1. Qual a diferença entre inserir, no arquivo XML, os 2 modelos de códigos “ads:AdUnitId”? (Encontrei 2 modelos de códigos em vários tutoriais que pesquisei):

    _Modelo 01: ads:AdUnitId=”@string/banner_ad_unit_id” (Nesse código insiro o seguinte código na na pasta res>string “ca-app-pub-xxxxxxx/xxxxxx”

    _Modelo 02: ads:AdUnitId=”ca-app-pub-xxxxxxx/xxxxxx”

    2. Já possuo conta no Admob, criei a campanha e inseri o código do ca-app-pub no meu app, mas quando executo no AVD do Android Studio, o banner que aparece seria o banner teste. Como faço para que apareça banner que não seja de teste? O mesmo acontece quando instalo o app em meu smartphone e acesso a Internet, aparecendo apenas o banner de teste.

    Na minha conta Admob, quando acesso “ver todos os aplicativos”, na coluna “Bloco de Anúncios” aparece 1 ativo e na coluna campanha aparece “Campanhas 0 permitidos”. Isso tem a ver do por que aparece apenas o banner de teste?

    3. No arquivo xml, quando [e inserido o código 1: “/>” e 2: . Há alguma diferença entre os 2 modelos?

    Grato pela atenção.

    • gorio

      Bom dia,

      Respondendo a questão 1

      Quando você utiliza o arquivo de Strings, facilita a manutenabilidade do seu projeto, ou seja, não deixa hardcoded (fixo).

      Respondendo a questão 2

      Para aparecer oi seu banner e não o de teste, você precisa assinar seu projeto como se fosse publicá-lo na loja.

      OBS.: Fique atento, pois se você tentar burlar os cliques do seu banner, sua conta poderá ser bloqueada.

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