Quero me tornar desenvolvedor Android, por onde devo começar ?

2

Muitas pessoas hoje em dia possuem interesse em desenvolver um aplicativo mobile, seja esse interesse por uma necessidade própria ou para suprir a necessidade do crescimento da demanda de desenvolvedores mobile do mercado de trabalho e muitos se questionam, por onde começar ?

Para tentar auxiliar essas pessoas vamos ensinar neste artigo exatamente o que é necessário para iniciar o desenvolvimento Mobile para plataforma Android. Lembrando que o objetivo deste artigo é ensinar na prática como preparar o ambiente e rodar um exemplo simples. Para entender todo o processo de desenvolvimento Android aconselho que faça um curso básico ou assista alguns vídeos no Youtube ou compre um livro.

Antes de começar a preparação gostaria de deixar algumas referências bibliográficas e também links importantes.

Referências

Preparando o ambiente

Antes de instalar o Android Studio, ferramenta de desenvolvimento oficial do Google, vamos instalar o Java JDK que pode ser encontrado neste link http://www.oracle.com/technetwork/pt/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html.

Ao abrir a página da Oracle, escolha a última versão (neste momento é a Java SE Development Kit 8u92), clique no Radio Button Accept License Agreement e depois clique na plataforma (neste caso vamos instalar no Windows x64) jdk-8u92-windows-x64.exe. Aguarde o download do arquivo e ao terminar inicie a instalação do mesmo. Fique atento nas opções que pode lhe ser oferecido para instalar software de parceiros da Oracle.

JDK Oracle

Próximo passo é fazer o download do Android Studio, que pode ser encontrado nesse link https://developer.android.com/intl/pt-br/sdk/index.html. Aguarde o download do arquivo e ao terminar inicie a instalação do mesmo.

Android Studio

Pronto, agora vamos criar um Aplicativo tradicional chamado Hello World.

Ao abrir o Android Studio nos deparamos com a seguinte tela

Android Studio start

Selecione a opção Start a new Android Studio project

Na próxima janela vamos configurar o nome do nosso aplicativo (Application name), nome do pacote (nome único de cada aplicativo)(Package name) e caminho onde será criado (Project location) e clique em Next.

Android Studio step2

Agora vamos continuar a configuração do nosso aplicativo. Nessa próxima janela vamos escolher qual será o nosso target ou dispositivo que vamos rodar este aplicativo. Para este exemplo vamos rodar em um smartphone, então selecionamos a opção Phone and Tablet. As demais opções são: Wear (relógio com Android), TV (Televisores com Android), Android Auto (Automóveis com sistema multimídia Android), Glass (óculos do Google). Repare que todas as opções possuem a opção Minimum SDK, isso significa a partir de qual versão do Android seu aplicativo deverá rodar e segundo as estatísticas do Google, a API 15 é a mais indicada, pois 97,3% dos smartphones e tablets hoje possuem o Android 4.0.3 ou superior.

Android Studio step 3

Ao avançar devemos escolher uma opção que mais se encaixa em nossa necessidade. Para este exemplo vamos criar um Aplicativo padrão do Google com o Menu lateral (Navigation Drawer), portanto devemos escolher a opção Navigation Drawer Activity.

Android Studio step4

Avançando veremos a última janela de configuração do nosso aplicativo. Nesta janela vamos definir o nome da nossa chamada principal (Activity Name), perceba que por padrão o nome do layout será mudado automaticamente e adicionaremos um nome para que seja exibido ao abrir nosso Aplicativo (Title) e finalizamos a configuração clicando no botão Finish.

Android Studio step5

Pronto. Nosso aplicativo foi configurado e criado com sucesso.

Android Studio step6

Agora vamos fazer alguns ajustes para deixar a estrutura de pastas de uma forma mais simples para entender.

Clique ao lado de Project Files nas duas setas <> e seleciona a opção Project.

Android Studio step7

Agora temos a estrutura mais comum de ser visualizada pelos desenvolvedores.

Para criar um exemplo prático, ao clicar vamos modificar o nosso aplicativo para que ao clicar no botão do envelope, vamos alterar o nome Hello World! para Este é o meu primeiro aplicativo.

O Android trabalha com referências de ID’s, portanto precisamos definir um ID para o TextView (Label) indo em res->layout->content_hello_world.xml. Vamos alterar o TextView para:

Agora precisamos dizer ao nosso aplicativo para mudar o conteúdo deste TextView ao clicar no botão (envelope). Para isso vamos abrir a nossa Activity principal (java->br.com.tutorialandroid.helloworld->HelloWorldActivity) e alterar o trecho do código

para

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

O Android Studio trabalha com um conceito de Auto Save, ou seja, não adianta nada você tentar ficar toda hora tentando salvar com CTRL + S que não vai alterar nada.

Vamos rodar nosso App clicando na seta verde (Play) ou através do atalho SHIFT + F10.

Em caso de dúvidas, sugestões ou críticas, deixe seu comentário.

Share.

About Author

gorio

Engenheiro de Computação, com 6 anos de experiência e vivência no mundo de Sistemas Embarcados e Mobile.

2 Comentários

    • gorio

      Bom dia Acassio, não necessariamente é obrigatório fazer o download de todo SDK, até mesmo porque isso vai ocupar aproximadamente uns 70~80 Gb.

      Você pode fazer o download da plataforma que você irá utilizar e já efetuar o download das tools (Play Serviços, USB driver, etc), pois servem para todas as plataformas.

Leave A Reply

*